sexta-feira, 20 de maio de 2011

Samba em Minha Vida

Nasci em família que adora música, principalmente Samba Raiz. Apesar disso, comecei a me interessar mesmo aos 20 anos, na faculdade, quando com um grupo de amigos começamos a fazer brincadeiras de roda de samba.

Eu era ligado à percussão, um ritmo de swing que dá o molho na música. No samba raiz a percussão é fundamental, então comecei a praticar os instrumentos dessa vertente, como pandeiro, surdo, tamborim e outros.

Isso me possibilitou tocar em algumas rodas de samba, ambiente que considero muito saudável, onde se escutam canções que transbordam de emoção e mostram a realidade da vida. Isso é o que mais chama atenção no meio, pois em muitos casos encontram-se pessoas analfabetas, mas de uma sensibilidade impressionante, compondo e fazendo música com a alma e o coração.

Toco por lazer e reunido com amigos, alguns músicos profissionais e outros com o mesmo intuito que eu: espiritualizar-se, que é a melhor definição que encontro para a energia que rola no meio de uma roda de samba.



Resolvi aprender cavaquinho e estou treinando há cerca de dois anos; é complexo, mas nas rodas de samba é um ícone. Seu som agudo e imponente faz com que o samba tenha vida. Esse treinamento está aguçando minha sensibilidade e graças a ele comecei a escrever letras. Apesar de ser iniciante, o que importa é colocar a emoção para fora, a fonte de inspiração pode ser qualquer uma, desde que aflore com o sentimento. Abaixo o trecho de uma das minhas autorias (CANÇÃO DA NATUREZA), que considero ser uma das melhores.
        
FeitiÇo do mar na maré cheia....
          
Dança das ondas.....ôôô
        
LuA que clareia

Então é isso: o Samba para mim é filosofia de vida, seja escutar, tocar, cantar, escrever ou dançar – o importante é o bem que faz a alma.

Eu me sinto muito feliz, como brasileiro, de poder sentir essa emoção e expressá-la principalmente por meio do samba, que é uma música da essência do nosso povo, principalmente do carioca, representado por tantos mestres dessa arte como Candeia, Cartola, Nelson Cavaquinho, Paulinho da Viola, Noel Rosa, Beth Carvalho, Jovelina, Zeca Pagodinho e tantos outros.

2 comentários: